30 de ago. de 2011

Mercado de esmaltes busca inovações para continuar crescendo.

Arezzo, Boticário e Beauty Color lançam linhas próprias de olho na expansão da categoria em 2011.

Por: Letícia Alasse.




   Craquelados, holográficos e secagem instantânea são algumas das apostas das empresas para fazer o setor de esmalte continuar crescendo em 2011. O aumento de coleções anuais e a entrada de novas marcas no mercado apontam um desenvolvimento ainda maior da indústria até o fim do ano. Os últimos meses demonstraram que a explosão de 2010 continua seu caminho e a previsão, de acordo com a Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), é que o setor movimente R$ 600 milhões até o fim do ano.
   De olho nesta nova força de consumo, marcas de outras categorias como Arezzo, O Boticário, Beauty Color e Chilli Beans decidiram este ano investir nos pequenos vidrinhos de tinta e lançaram linhas próprias. O mercado brasileiro de esmaltes de unha se tornou o segundo maior do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, segundo a Abihpec e começa a ser cobiçado pelos estrangeiros. Já desembarcaram por aqui a alemã Alessandro e a americana Sally Hansen e em novembro é esperada a chegada da marca OPI nos pontos de venda do país.
   As empresas conseguiram transportar o vidro de esmalte das prateleiras das farmácias e perfumarias para lojas conceituadas e o transformou em artigo de moda, ganhando até um evento de desfiles. A categoria continua próspera para as novas e antigas marcas, que já somam mais de 50 atuando no Brasil. Em meio a tanta concorrência, as empresas buscam diariamente fórmulas para conquistarem as consumidoras e se destacarem nas prateleiras, com estratégias guardadas a sete chaves pelas companhias.

Movimentação do mercado de esmaltes

   O último ano trouxe queda para as marcas líderes no setor de esmaltes, apesar do crescimento de 48,59% da categoria em relação ao ano anterior. Segundo dados da Nielsen, a Risqué, da Hypermarcas, registrou retração de participação de 41,6% para 38,1%, em valor, e de 35,8% para 33,9%, em volume. Já a vice-líder Colorama, da L’Oréal, perdeu terreno no volume comercializado, caindo de 29,4% para 28,5%, mas ganhou uma pequena participação em valor, de 30,3% para 30,5%, entre 2009 e 2010.
   O aquecimento do mercado abriu espaço para o crescimento de outras empresas e o desenvolvimento de novas marcas nacionais. De acordo com o levantamento, no mesmo período, a Impala viu sua participação em volume e valor sair de 10,9% para 13,8%, depois da aquisição pela Mundial, no fim de 2008. A mudança levou a marca para todas as regiões do país e fez com que os lançamentos das coleções seguissem o calendário de moda. “A Impala ganhou uma visibilidade, distribuição e renovação que não tinha anteriormente. Enquanto no país, a categoria de esmaltes cresceu 31,5% entre maio de 2010 e maio deste ano, a Mundial Impala expandiu 56% no mesmo período”, explica Isabela Amado, Coordenadora de Comunicação e Marketing da Mundial Impala, em entrevista ao Mundo do Marketing.

Novidades para 2011

   Se a cada dia surge um lançamento no mundo dos cosméticos, o destaque dos esmaltes na categoria foi acompanhado de perto pelas empresas relacionadas ao ramo de beleza e perfumaria. Como O Boticário, que após 34 anos no mercado resolveu lançar sua linha própria de esmaltes, a Make B. Infinit, com cinco cores. A nova coleção chega às mais de três mil unidades da rede no próximo dia 5, ao preço sugerido de R$ 9,90.
   Lá de fora, a OPI já faz sucesso entre as consumidoras brasileiras, que esperam pela sua chegada em novembro ao Brasil. Com inicialmente 40 cores, os produtos da marca estarão disponíveis nas farmácias e perfumarias pelo preço de R$29,90, e a coleção da cantora Kate Perry já é uma das mais cobiçadas pelas adolescentes. A OPI será trazida pelos mesmos investidores que trouxeram as marcas Sally Hasen e Alexandro para o mercado brasileiro, que já apresentou tecnologias inovadoras como o esmalte de secagem super rápida e camadas ondulatórias. 


Por: Bianca Christofolletti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Best Hostgator Coupon Code