6 de set. de 2011

Delírios de Consumo da Classe Média

Por Camila Moura de Barros
    Uma pesquisa realizada pela Shopper Experience, com a elite da cidade de  São Paulo, uma das cidades mais ricas e caras para se viver do mundo, mostrou que o consumidor busca principalmente exclusividade. Hoje, a capital é a cidade mais promissora da América Latina no quesito de consumo de artigos de luxo. Porém, é fato que não é apenas a elite brasileira que procura o luxo e exclusividade.  

    A nova classe média, que atualmente significa 50% dos brasileiros e 78% do mercado de consumo geral, também procura as famosas marcas desejo (Louis Vuitton, Chanel, Apple, Ferrari, Dom Pérignon, Marc Jacobs, etc.) e algumas delas já estão se planejando para atender às necessidades dessa classe, como alguns grandes estilistas que fizeram parceria com redes de Fast Fashion (Stella McCartney para C&A, Cris Barros e Pedro Lourenço para Riachuelo).

    Uma explicação para esse boom da classe média é a possibilidade de crédito fácil: cartões de crédito com limites altíssimos e a possibilidade de parcelamento, tornam as compras, e até as viagens internacionais (antes, exclusivas da classe alta), mais fáceis e até sedutoras. Afinal, quem nunca se assustou com a fatura do cartão de crédito ao final do mês? Um exemplo é o filme Delírios de Consumo de Becky Bloom, que mostra uma assumida shopaholic, que se vê, por acidente, escrevendo conselhos de economia numa revista de finanças.



    Outra forte razão para o crescimento do consumo da classe média é a inclusão digital. A facilidade no acesso à informações, principalmente pela internet, incentiva o consumo do luxo e pode até possibilitaá-lo, por exemplo com o site Amazon.com, onde os clientes podem comprar (com um cartão de crédito internacional) dos EUA marcas luxuosas por um preço menor do que encontrariam aqui no Brasil.
    Com o objetivo de ajudar as marcas a compreender melhor e respeitar a cultura e as referências dessa classe emergente e a acostumar a classe média a consumir produtos de luxo, a MCF Consultoria & Conhecimento, especializada na Gestão do mercado de Luxo e o Data Popular, iniciaram uma parceria estratégica e inédita, divulgada durante o ATUALUXO BRASIL 2011.

     "No país da ascensão social, da democratização do consumo e da diversidade, as marcas que prosperam são as marcas verdadeiramente democráticas. Existe um novo hábito de consumo, um consumo diferenciado e fortemente impactado por um novo consumidor, gerando ainda mais oportunidades.", diz Carlos Ferreirinha em artigo do site Mundo do Marketing.

Fontes: Mundo Do Marketing            
             Youtube

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